Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Agricultura abre Inscrições para o Curso de Tratorista
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cidade de Fernando Pedroza será contemplada com construção da Barragem de São Vicente, R$ 4 milhões serão investidos

  • Publicado: Sexta, 10 Dezembro 2021 11:45
  • Última Atualização: Sexta, 10 Dezembro 2021 11:48

 

 A prefeita Sandra Jaqueline (MDB) participou no último sábado, 04, de agenda oficial do ministro Rogério Marinho, em Nísia Floresta, no agreste potiguar, onde foi assinado o termo de transferência de recursos para Fernando Pedroza (RN), oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDB, que serão usados na construção da Barragem de São Vicente, na zona rural do município.

 
É importante destacar que essa foi uma luta da prefeita Sandra Jaqueline (MDB) em união com o presidente Câmara Municipal de Fernando Pedroza, vereador Kleverlan Félix (PT), que estiveram em junho deste ano durante a visita do ministro Rogério Marinho, na cidade Lajes, solicitando por meio do requerimento de Nº 015/2021 intermediado pelo deputado Benes Leocádio (Republicanos) um estudo técnico e orçamentário junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional objetivando a viabilização da construção da tão sonhada Barragem de São Vicente localizada na zona rural de Fernando Pedroza, e que agora se torna realidade diante da luta da prefeita Sandra e do presidente da Câmara, vereador Kleverlan Félix.
 
 
O MDR vai liberar R$ 4 milhões para a construção da Barragem de São Vicente, que estará disposta sobre o leito do rio Pataxó. A estrutura vai garantir a segurança hídrica de mais de 10 comunidades rurais do município de Fernando Pedroza.
 
“A água é vida, é economia. Vamos possibilitar que todos os nordestinos tenham acesso garantido à água, assim como as gerações futuras. A Barragem de São Vicente vai dar a segurança hídrica para essa região e possibilitar o aumento da renda de todos, gerando mais empregos e reduzindo as desigualdades sociais”, observou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
 
Esse montante será utilizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR, para a elaboração dos estudos de viabilidade, preliminares, ambientais, projetos básico e executivo, bem como a construção da Barragem de São Vicente.
 
 
A estrutura vai beneficiar aproximadamente 3 mil moradores da região, além de fornecer água para consumo de cerca de 800 bovinos e 2 mil caprinos/ovinos. Além disso, será possível a utilização de 30 hectares de solos férteis para a agricultura, com o cultivo no sistema de terras situadas às margens da barragem.
 
Ainda durante a agenda do ministro Rogério Marinho, a prefeita Sandra assinou o termo de doação e recebimento de um maquinário tipo trator e equipamentos agrícolas, que irá contribuir junto a Gestão Municipal na manutenção de vias públicas e infraestrutura da cidade, além de apoiar no setor produtivo na zona rural de Fernando Pedroza.
 
“Estamos imensamente feliz por essa conquista. A construção da Barragem de São Vicente na zona rural do nosso município será a concretização de um sonho antigo do povo pedrozense, além disso, poderemos ter uma assegurada uma segurança hídrica durante o período de estiagem. Tudo isso graças a somas de esforços da gestão municipal, do poder legislativo através do seu presidente, o vereador Kleverlan que encampou junto conosco essa luta e a intermediação do deputado Benes junto ao ministro Rogério Marinho na liberação dos recursos que asseguram sua construção”, ressaltou Sandra.
 
 
A prefeita também agradeceu ao ministro Rogério Marinho pela doação de um trator e equipamentos agrícolas para Fernando Pedroza - “Renovo meus agradecimentos ao ministro Rogério pela doação desses importantes maquinários que irão muito bem nos ajudar em toda extensão territorial do município”, reforçou a prefeita Sandra Jaqueline.
registrado em:
Fim do conteúdo da página